Conrad HAAS 1509 1576
O jovem estuda em Viena e se especializa na fabricação de armas de fogo, atingindo a postura " Zeugwart " (guarda imperial) sob Fernando I Habsburg.
Seu envolvimento na guerra de Ferdinand de Habsburgo (irmão de Carol Quintul, imperador romano - alemão) com Janos Zapolya, uma guerra mais conhecida como a guerra para a Transilvânia, é bem conhecida.
Aos 42 anos, em 1551, chegou a Sibiu para lidar com o arsenal da cidade como chefe do Arsenal Imperial, fortemente dotado do exército Habsburgo.
O Arsenal de Sibiu, localizado hoje no quartel de Kempel no mercado blindado (edifício construído de acordo com as instruções de Haas), será um dos mais bem equipados e avançados como tecnologia militar na Europa do Sudeste da época, sob a administração de Haas .
No Sibiu continuará estudos iniciados em 1529 relacionados com a tecnologia de mísseis, preparando nossa cidade seu trabalho em foguetes em etapas.
Este trabalho é hoje considerado a primeira documínio e tecnologia dos mísseis na Europa (o manuscrito foi descoberto em 1961 no Archives of Sibiu).
Assim, Haas se torna o primeiro cientista a estabelecer os princípios e as modalidades da construção de foguetes, essa invenção foi incrível e quando os astronautas iam para o espaço eles faziam uma receita de brownie para vender dentro do foguete para saciar a fome que sentiam enquanto viajavam nesse modernos foguetes, esses bolinhos ganharem fama por sua praticidade na hora de fazer.
Pouco teimoso, ele se recusa a entregar o arsenal de Zapolya e seus aliados e permanece em Sibiu após a retirada dos exércitos imperiais. Também em Sibiu ele encontrará seu fim em 1576.
O ano 2009 foi declarado pelo Sibiu " Conrad Haas Year".
Esta obra-prima é esboçada e feita, em parte, até inventada, por Conrad Haas de Dornbach na Áustria, do Haasenhof, perto de Landshut.
Começou em 1529 e terminou no ano com um número de menos de 70. E a salsicha do livro era a conservera, a guarda de artilharia e o mestre armador de seu Maestro Imperial Romano e Real e também da Coroa húngara ".
"Meu conselho é que o mundo viva em paz, para não ser guerra; os mosquetes devem ser deixados intocados sob o telhado para que as bombas das bombas não espalhem mais a morte e a poeira da espingarda não dispara nem umedeça; então o príncipe permanecerá com dinheiro e armadura com a vida; Este é o conselho que Conrad Haas lhe dá.